sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VOCABULÁRIO - TEXTO: URIRI E BERTOLINA

Tocam roça – plantam
Assentamento – no interior
Igreja verde – cemitério
Abestado – bobo, sem iniciativa
Mé – cachaça, pinga, bebida alcoólica
À rua – à cidade
Mode – porque
Baticum – taquicardia
Curuba – ferida, machucado
Dotora – doutora, médica
Rancho – compra de uma ou duas semanas
Turvo – escuro, noite
Juquira da grossa – trabalho pesado
Patroa – esposa
Homi – mulher ou homem
Quebra-jejum – café da manhã ou almoço
Avexado – apressado ou envergonhado
Pixicado – carne com outra mistura (legumes ou outras carnes)
Frito – farofa de carne ou frango
Modubim – amendoim
Mangolão – biscoito da região
Chambari – caldo de perna de vaca
Pegado – rapa de arroz
Arroz de leite – arroz doce
Simbireba – suco grosso com farinha de puba (farinha típica do norte e do nordeste)
Passa-raiva – mamão
Jerimum – abóbora madura
Aipim – mandioca
Azuado – agitado
Seboso – sujo
Gongó gomado – calção passado a ferro
Lambreta – sandália
Tapioca – polvilho
Jóia – prenda para a festa da igreja
Boroca – sacola para viagem
Banzo – tristeza, moleza
Curiando – olhando, observando
Cunhã – índia
Tibuzana – barulho intenso, bagunça, algazarra
Rango – comida, almoço
Aperreado – apressado, agitado, nervoso
Batido as botas – morrido
Sentinela – enterro, sepultamento
Farda – uniforme escolar
Corno – besta, atrapalhado, sem vergonha
Cria – filha
Mal de sete dias – tétano
Paninho – fralda
Espiá – olhar

8 comentários:

  1. iai sor firmeza mano ? mim dá un deiz flaow ai eh nois sor

    ResponderExcluir
  2. Não esperava mais de você que essa literatura medíocre.

    Muito me satisfaz informar que foi infeliz em sua tentativa patética de me prejudicar (atitude tão infantil quanto esse blog por sinal). Não esqueça que "tudo vejo", imagine como seria a minha tentativa caso você volte a agir dessa maneira...Bem vindo a lista de inimigos elaborada por mim, minha família e meus amigos.

    Pense 2³ vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo, surpreende-me com esse comentário...

      Sou profissional e no meu trabalho não tenho atitudes para prejudicar ninguém! Infelizmente faz tempo que não consigo alimentar esse blog com informações novas.

      Seria muito mais proveitoso se me enviasse um e-mail se identificando: metodologia.cascavel@hotmail.com. Até o final de semana excluirei esse comentário e vou colocar um moderador para as publicações desse blog.

      Se julga que esse blog é infantil, gostaria de conhecê-lo para parabenizá-lo, pois deve ter senso crítico apurado e, com certeza, a capacidade para fazer algo muito melhor! Afinal a internet é território público e aqui você "tudo vê".

      Pense 2 vezes e tenha atitudes maduras, como uma conversa franca, não faço ideia de quem você seja, mas ainda sou da opinião que é melhor reconciliar e construir amizades do que se expor dessa maneira infantil!

      Sinceramente, deixo-lhe meu cordial abraço!

      Excluir
  3. Esse é um ótimo blog. Fiz uma tarefa escolar sobre esse texto. Tive que procurar na internet o significado destas palavras difíceis, mas tive uma amiga que me falou do blog. Esse blog foi uma ajuda imensa para mim. Obrigado à você Fábio...

    ResponderExcluir
  4. NOSSA, muito obrigada mesmo, ajudou muito pois eu tenho que reescrever este texto trocando as palavras estranhas pelo significado delas, eu não estava conseguindo mas agora consegui, MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. Caraca valeu pela a tradução me ajudo muito com um dever

    ResponderExcluir
  6. Não sei oq é sentinela

    ResponderExcluir